top of page

Você está sendo enganado! Teste científico mostra que aceleradores de biologia não funcionam!

Foto do escritor: Aquários SobrinhoAquários Sobrinho

Uma das nossas grandes guerras contra o hipocrisia e o estelionato no aquarismo são com produtos que não funcionam como as empresas dizem que funcionam. Questões de superfície específica e aceleradores de biologia estão entre as principais.


Nós nunca pudemos fazer um vídeo ou conteúdo dando nome aos bois porque poderia criar um problema jurídico grande demais, mas dessa vez nós iremos apenas divulgar um estudo científico feito nos Estados Unidos por pessoas que não conhecemos que tiveram como resultado que 5 aceleradores de biologia não zeraram amônia em 14 dias, sendo que 4 dos aceleradores de biologia tiveram resultado igual ao do aquário só com água.


Sem mais delongas, vamos apresentar o resumo das principais partes do texto aqui.


Eficácia de produtos aceleradores de nitrificação em aquários de água doce controlados (tradução nossa)

acelerador de biologia aquário

Esse é a "capa" do artigo que está disponível em : https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1557506322000842?via%3Dihub


A base do artigo é que existem produtos ditos "aceleradores de biologia" (optamos por manter o conceito ao invés de fazer uma tradução do termo usado no artigo) que permitem adição instantânea de peixes. Eles falam que "apesar dessas alegações, NENHUM desses produtos foram alvo de uma avaliação por pares".


Está montando o circo. Agora o filho chora e a mãe não vê.


As empresas vendem produtos com uma afirmação que não foi avaliada e confirmada por terceiros. Isso acontece muito no aquarismo.


Metodologia da pesquisa sobre aceleradores de biologia


A metodologia do trabalho foi bem simples: Eles pegaram aquários de 37 litros, tamanho usual de um nano plantado, por exemplo, mantiveram oxigenação, temperatura e pH estáveis, adicionaram 1ppm de amônia e colocaram em cada aquário um acelerador de biologia diferente. Colocaram um filtro hang on também. Depois de montado, eles avaliaram a quantidade de amônia, nitrito e nitrato no dia zero e a cada 2 dias para ver a remoção de amônia. Método muito simples e honesto.


Aceleradores de biologia utilizados no estudo


Os pesquisadores utilizaram os seguintes aceleradores de biologia para aquários:


acelerador de biologia aquário

Desses produtos o Seachem Stability, o Tetra Safestart Plus e o API Quick Start eu já vi vendendo no mercado brasileiro, já o Fluval Cycle e o Imagitarium nunca vi vendendo no Brasil.


Resultados do estudo científico mostrando que aceleradores de biologia fracassaram em zerar amônia em 14 dias


O resultado do trabalho pode ser resumido no gráfico que eles fizeram sobre a queda da quantidade de amônia ao longos dos 14 dias. Perceba que todos os aceleradores de biologia utilizados falharam em reduzir 1 mísero ppm de amônia em 14 dias.

acelerador biologia aquário

E não só falharam em zerar a amônia, 4 deles tiveram resultado estatístico idêntico à água pura. Em outras palavras, água e o acelerador de biologia foi a mesma coisa.


Os resultados ruins obtidos pelos pesquisadores são discutidos e entre as principais nós podemos citar:


Estabilidade e viabilidade dos produtos

acelerador biologia aquário

Desde 2016 no nosso primeiro texto sobre aceleradores de biologia nós batemos nessa tecla da necessidade do controle de temperatura para manter a viabilidade dos microrganismos. Todos os produtos são mal condicionados.


Aceleradores de biologia para aquários que talvez não tenham sequer bactérias


acelerador de biologia aquário

Outros pesquisadores fizeram um estudo em 2010 e não encontraram DNA de bactérias Nitrospira nesses produtos. então uma das teorias levantadas pelos pesquisadores é que os produtos não tenham bactérias, mas vitaminas que ajudem o crescimento delas.


Resumo das conclusões

acelerador biologia aquário

Parafraseando os autores do artigo:

Teorias do porquê desses produtos serem inefetivos podem incluir ausência de bactérias, ausência de archaeas, baixa estabilidade dos produtos, redução da viabilidade desses organismo após o transporte .

Essas são as palavras dos cientistas que corroboram com tudo que falamos em nosso texto de 2016. Não é nenhuma novidade, é apenas uma constatação fatual e relevante.


Comentários e discussão do artigo


Fizemos um vídeo comentando e discutindo com mais detalhes esse artigo que pode ser visto abaixo. Vale muito a pena ver ele inteiro.


Nós da Aquários Sobrinho sempre nos dedicamos a aprender sobre o aquarismo e a informar as pessoas, mesmo que não sejam nossos clientes. Nós moldamos o caminho da nossa empresa visando o desenvolvimento do aquarismo e não somente o lucro.

bottom of page